Bitcoin é muito volátil. Bitcoin é muito pequeno. Bitcoin é muito arriscado.

Estes são os tipos de manchetes que eu estou lendo uma e outra vez em alguns dias durante os últimos 2 anos. 

E sabe de uma coisa? Eles estão certos! Bitcoin é tudo isso e muito mais.

Mas já chega de tanto pessimismo com o BitCoin, pois eu não acredito que será sempre assim.

A frase-chave que falta em todas essas manchetes é que o Bitcoin é muito novo. Bitcoin existe há apenas 7 anos, e em apenas cinco anos, vimos um tremendo crescimento. Não há uma publicação convencional que não tenha abordado o Bitcoin todos os dias e nas rodas de amigos está se tornando cada vez mais popular conversar sobre Bitcoin, criptomoedas e BlockChain, não é mesmo?

Quase todos os governos do mundo reconheceram Bitcoin e continuarão a fazê-lo, eles não têm escolha. A citação de Gandhi: "Primeiro, eles riem de você, então lutam contra você, então você ganha" é inteiramente verdade. Já nos formamos na fase de luta. E é exatamente o que está acontecendo agora: uma luta. Uma luta entre sistemas antigos e novas tecnologias. Uma briga entre mentes fechadas e mentes abertas. É uma luta entre as pessoas que querem que as coisas permaneçam iguais e milhares de empresários em missão para trazer mudanças.

Apesar de todas as questões que a indústria enfrentou nos últimos anos, eu permaneço otimista como sempre. Enquanto alguns são apanhados olhando o preço do Bitcoin e outras criptomoedas (alt coins), acredito que precisamos olhar para o quadro geral. Independentemente de todos os pontos negativos, há uma enorme quantidade de positivos que constatamos nos últimos anos.

Apresento a seguir os cinco motivos pelos quais eu acredito no sucesso e consolidação do Bitcoin.

1.Bitcoin Venture Capital:

Em 2012, havia apenas US $ 2 milhões em capital de risco investido em startups Bitcoin. Em 2013, havia US $ 95 milhões. E apenas em 2014 havia quase US $ 350 milhões. Para colocar isso em perspectiva, as startups de Internet tinham apenas US $ 250 milhões em capital de risco em 1996. Já superamos isso como uma indústria e o grande total de investimentos está atualmente em US$ 550 milhões em startups Bitcoin. Tudo isso em apenas alguns anos!

2.Influenciadores Bitcoin:

Não é apenas o valor em dólares que é impressionante, é quem está colocando. Revolucionários tecnológicos como Marc Andreessen, o fundador da Netscape apostou mais de US$ 50 milhões em starups da Bitcoin. Mas também tem pessoas como Richard Branson, Reid Hoffman e, mais notavelmente, a Bolsa de Valores de Nova York, que participou da mais recente rodada de financiamento da Coinbase, juntamente com os antigos CEOs do Citibank e da Thomson Reuters, que pessoalmente apoiaram a empresa com seu próprio dinheiro . Eles devem estar vendo algo, certo? Este calibre do investidor não faz investimentos cegos.

3.Crescimento da rede Bitcoin:

Dois fatores de crescimento chave que estamos vendo como uma indústria são o aumento de carteiras (Contas) e volume de transações. De acordo com a Coinbase, por exemplo, em 2013, tinham apenas 13.000 carteiras, atingiram recentemente mais de 1.000.000. Esse é um aumento de quase 8 mil por cento! 

O número de transações na rede, que continua a atingir novos níveis cada mês. Desde 2013, o número de transações quase duplicou e as médias são quase 100 mil transações todos os dias.

4.Adoção de Bitcoin Merchant:

Overstock.com, Expedia, Microsoft e Dell Computers estão aceitando pagamentos Bitcoin agora junto com mais de 300.000 outros comerciantes em todo o mundo. Claro, eles liquidam a maior parte, mas de acordo com os dados do BitPay, uma porcentagem crescente de comerciantes estão segurando uma parte de seu Bitcoin. A adoção do comerciante é a chave para o crescimento de nossa indústria e várias das startups mais financiadas são dedicadas a aumentar esse número todos os meses. Sempre que um novo comerciante adiciona um sinal de "Aceitar Bitcoin", eles abrem o setor para anunciar a toda a base de clientes.

5.Bitcoin Capital Humano:

Eu acredito que este é o mais importante de todos. Uma citação no Huffington Post afirmou: "Quando você diminui ou ridiculariza o Bitcoin, você está essencialmente ridiculizando centenas de milhares de empresários jovens e experientes em tecnologia, com fome: não é um ótimo grupo para apostar contra". Os executivos da Visa e do PayPal estão deixando seus empregos para criar empresas da Bitcoin junto com milhares de outros jovens empresários.

Empresários resolvem problemas que nunca foram resolvidos antes. 

Bitcoin tem falhas? Claro que sim. Mas algumas das melhores mentes do mundo estão se dedicando a resolver esses problemas. O início da internet tem falhas? Claro que sim! Felizmente, foi o mesmo que Bitcoin hoje e os problemas foram resolvidos e a internet evoluiu para o que é hoje.

Bitcoin está em sua infância e tem um longo caminho a percorrer. Nós apenas começamos, mas, como sempre, continuo sendo um defensor do Bitcoin e continuarei a me dedicar para ajudar a indústria a garantir seu sucesso.

Se você tem interesse em saber mais sobe Bitcoin, para que serve e como funciona, sugiro que acesse estes links:

FAQ - O que é Bitcoin e como posso utilizá-lo ( em português)

Bitcoin.com (em inglês)

Rubens Neistein

Braziliex.com