Isso não é novidade, não é mesmo? Muitas empresas já usavam o aplicativo de mensagens instantânea para se comunicar com seus clientes e mantê-los informados de promoções e ações diferenciadas das empresas. Entretanto, nessa quinta-feira, de olho nesses empreendedores, o WhatsApp lançou oficialmente uma versão para micros e pequenas empresas e o batizou de WhatsApp Business.
Mas será que isso é realmente bom para o seu negócio?
 
Se você está se perguntando se há alguma diferença entre a versão Business da usada para pessoa física, posso afirmar que sim, e muitas !
Algumas, inclusive são mudanças bem interessantes para quem que trabalha com e-Commerce e empresas do mundo virtual.
 
Uma das funções do aplicativo é responder as perguntas e dúvidas do usuário, o que pode ajudar muito empresas de e-commerce, que terá mais agilidade para atender seus clientes.
 
Fora isso o WhatsApp Business, nome dado ao novo aplicativo do Facebook, terá estatística para medições e métricas e conta comercial para as empresas interessadas.
 
“Inicialmente WhatsApp Business não será cobrado”
Apesar da empresa ter planos de cobrança para funções adicionais do aplicativo no futuro, o WhatsApp Business, atualmente, está sendo disponibilizado gratuitamente para as empresas que se interessarem, bastam fazer um cadastro com os dados principais da empresa.
 
Um fator importante na hora de fazer o cadastro é colocar os dados da empresa e um telefone que esteja cadastrado no nome da mesma, pois o aplicativo apenas será liberado para aparelhos que forem utilizados por pessoas jurídicas e que o cadastro for feito no mesmo nome do aparelho. Então não deixe isso passar!
Informe os dados da empresa
Você deve estar se perguntando como poderá ser a exibição de dados de sua empresa e se será diferente do WhatsApp que tanto gostamos e usamos, não é mesmo?
 
Pois bem, as empresas conseguirão personalizar seus perfis, assim como já acontece com as contas de pessoas físicas, entretanto, os dados que serão mostrados aos clientes serão limitados a nome da empresa, imagem de perfil e o recado.
 
Além disso, será possível as empresas trabalharem com outros dados como horários de atendimento, site oficial da empresa, ramo de atuação, descrição do negócio, telefone de contato e endereço.
Com relação ao atendimento, você poderá ter respostas automáticas e isso, talvez, seja um dos pontos mais bacanas do novo aplicativo do WhatsApp.
 
Com esse recurso, será possível criar mensagens formadas para responder perguntas frequentes, dar informações sobre a empresa e o ramo em que atua e avisar que naquele momento, a empresa não está trabalhando com horário de atendimento, assim como já funciona com alguns chatbots.
 
Claro que todo esse atendimento deverá ser medido até mesmo para manter uma avaliação do atendimento prestado pelo aplicativo e pensando nisso, o WhatsApp Business terá dados para montagens de estatísticas de quantas mensagens foram lidas, quantas foram enviadas, o tempo de resposta, entre outras medições.
 
Apenas para Android na Google Play
O WhatsApp Business estava em testes  aqui no Brasil e foi liberado para todas as empresas que quiserem adquiri-lo, basta entrar no Google Play para baixar o aplicativo gratuitamente. Na Apple Store ele ainda não está disponível.
 
O aplicativo já tem mais de 500 mil downloads e mais de 2700 avaliações de usuários que já colocaram em prática a utilização do aplicativo. A maioria das avaliações são positivas e mostra uma certa ansiedade na espera do aplicativo ser lançado por aqui.
 
 
Devo utilizá-lo no e-commerce?
Depois de alguns dos usuários do novo aplicativo do Whatsapp, avaliarem, positivamente a utilização da ferramenta, talvez ele seja uma das saídas mais bacanas para atendimento rápido do momento.
 
O cliente sempre procura atendimento quando ele está com alguma dúvida ou problema e espera um rápido atendimento, não é mesmo?
 
Por isso, o atendimento com mensagens automáticas talvez seja um dos maiores pontos do Whatsapp Business, que até o momento, em atendimento mobile, será uma evolução interessante, tendo em vista a popularização do aplicativo em nosso país pelas pessoas físicas.
 
Além disso, as métricas presentes auxiliam na medição da qualidade do atendimento e de quanto isso poderá ajudar a sua empresa. Entretanto, deve-se ter cautela ao implantar esse novo canal de comunicação.
 
Todo canal de comunicação é uma abertura a mais ao cliente e quando essa abertura ocorre, deve ser levado em consideração a colocação de pessoas específicas e qualificadas para cuidar dele, caso contrário, esse canal pode ajudar a denegrir a imagem de sua loja ao invés de ajudar a melhorar.